sábado, 15 de novembro de 2008

As escolhas

Existem momentos na nossa vida que são verdadeiras encruzilhadas.
Somos obrigados a escolher. Não há saída possível que não implique uma escolha viável. Nesses momentos, sabemos que o futuro se desdobra em variadas possibilidades.
Mas não conseguimos aferir qual delas a melhor. A mais prática. A mais bem sucedida. Fazemos escolhas de olhos fechados.
Acreditamos no apoio (?) e nos conselhos de pessoas que talvez não nos sejam nada e, eventualmente, nunca serão. Muitas vezes, estas pessoas condicionam as nossas escolhas e as consequências futuras.

Em tempos, compreendi que ninguém se irá responsabilizar pela influência nefasta ou positiva que tem no nosso trajecto de vida. Por isso mesmo, aos poucos tenho-me libertado da importância que dei, em tempos, à opinião de alguns outros que me eram relevantes.
Quando escolhermos o caminho e o trilharmos estaremos sozinhos.

A vida impõe-me outra escolha. Terei de escolher em breve. Por todas as escolhas que a vida me negou tantas vezes.
Ainda assim, pressinto a sombra de algumas pessoas que se mantém perto. Não percorrem o caminho connosco mas dão-nos a mão quando tropeçamos nos buracos que não prevemos.

4 comentários:

fs2 disse...

Se te dão a mão quando tropeças ainda lhes consigo reconhecer alguma utilidade. Infelizmente FS1, penso que só te amparam a queda enquanto acreditarem que daí poderão retirar algum dividendo. Quando se capacitarem que não, sucede precisamente o que referiste. E a sensação que fica é que não só são uma ausência hoje como o foram sempre. O enviesamento cognitivo é mesmo só nosso, a partir do momento em que reconhecemos virtudes onde apenas existem falsas PERCAS...

fs1 disse...

verdade fs2.
mas neste caso eu referia-me a pessoas como tu :).
que ajudam como podem. e às vezes como não podem.
obrigada

fs2 disse...

Embora eu não possa percorrer o teu caminho, poderei sempre permanecer num caminho paralelo ao teu. "Não estou na praia" ;) :).

fs3 disse...

Queridas FS´s,

As escolhas são difíceis mas são elas que nos empurram para o caminho que muitas vezes queremos renegar possivelmente por força do nosso inconsciente...

É difícil, não temos como prever as consequências directas ou indirectas, mas uma verdade a vida me ensinou e é efectivamente assim: do teu fado não consegues fugir...

Podemos minimizar o que nos magoa, o que magoa os outros, mas o que nos destinámos em tempos que não recordamos ficará cravado em nós, em jeito de impressão digital da nossa alma...

De todo o modo, FS1, se o caminho que agora escolheres for o de uma PERCA escorregadia e acabares por cair, a única coisa que nós te podemos oferecer é um amparo nessa queda, para que esta seja minimizada... de todo o modo não esqueças: para te levantares tens de cair!

Beijinhos amigas

 

a perca © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness