sexta-feira, 21 de novembro de 2008

In Memoriam - Fernando Pessoa

Mais uma humilde homenagem ao mestre da PERCA...

"Não sei se é sonho, se realidade,
Se uma mistura de sonho e vida,
Aquela terra de suavidade
Que na ilha extrema do sul se olvida.
É a que ansiamos. Ali, ali
A vida é jovem e o amor sorri.

Talvez palmares inexistentes,
Áleas longínquas sem poder ser,
Sombra ou sossego dêem aos crentes
De que essa terra se pode ter.
Felizes, nós? Ali, talvez, talvez,
Naquela terra, daquela vez.

Mas já sonhada se desvirtua,
Só de pensá-la cansou pensar;
Sob os palmares, à luz da lua,
Sente-se o frio de haver luar.
Ah, nesta terra também, também
O mal não cessa, não dura o bem.

Não é com ilhas do fim do mundo,
Nem com palmares de sonho ou não,
Que cura a alma seu mal profundo,
Que o bem nos entra no coração.
É em nós que é tudo. É ali, ali,
Que a vida é jovem e o amor sorri."

4 comentários:

fs1 disse...

e só de pensar cansa.
se pudesse escolher ter uma conversa com qualquer pessoa do mundo, seria Pessoa.
queria perguntar-lhe tantas coisas. e daí, talvez simplesmente me sentasse ao lado dele a sentir o vento.

fs2 disse...

Eu acho que gostaria de o ouvir para me conseguir identificar e, assim, ter a coragem que me faltado para completar o meu processo de desindividuação.

Anónimo disse...

numa conversa
com qualquer pessoa do mundo?
deixava a razão de lado.
respirava-te fundo;
-no vento?
o aroma das palavras
caminha suavemente no olhar
em que me abraças;
-no frio?
acima à espinal medula
estremece a realidade
perante a minha alma nua;
-no calor?
apenas o silencio e a paz
no estridente sabor do amor
que o teu corpo me tras;

*

fernando pessoa trouxe algo positivo para a arte, mas no mundo do além
é a artistas como tu
que teem a arte de bem viver,
a quem se prestam homenagens.
que os anjos te acompanhem e protejam,

'may the force be with you'
beloved one *

Anónimo disse...

perdi me algures nas palavras e nem comentei o poema o0

''Não é com ilhas do fim do mundo,
Nem com palmares de sonho ou não,
Que cura a alma seu mal profundo,
Que o bem nos entra no coração.
É em nós que é tudo. É ali, ali,
Que a vida é jovem e o amor sorri''

adorei, fs2 : )

 

a perca © 2008. Chaotic Soul :: Converted by Randomness